quarta-feira, 13 de junho de 2007

Aquariofilia








MANUAL DO AQUARISMO
I - COMO MONTAR SEU AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE
Ao novo proprietário de peixinhos ...
Parabéns !
Seja bem vindo ao maravilhoso mundo dos peixes.
Ao levá-lo para casa, você estará adquirindo também um compromisso. Por isso nós do Projeto Água Viva queremos lhe oferecer este manual, a fim de colaborar nesta agradável tarefa de cuidar de seus novos peixinhos.
Desfrute da tranqüilidade que um aquário pode lhe dar !
Esperamos contribuir para o sucesso do seu hobby chamado aquarismo.
Lembre-se sempre que antes de montar seu aquário, tem que se ter em mente que o aquário é o lar, o hábitat de seu peixinho, portanto dê o melhor para ele.
1º passo: O Aquário
Primeiramente tem que se ter em mente qual espécie de peixe você quer colocar no seu aquário. Depois de escolhido, o recomendado é manter 3 litros de água para cada centímetro de peixe como limite máximo de animais no seu aquário.
Consulte a loja para saber se seu aquário está muito "povoado" ou não.
2º passo: Filtro
É recomendado que você tenha um bom filtro no seu aquário, para facilitar a manutenção do mesmo. Existem 3 tipos de filtragem:
Mecânica: Elimina fisicamente as partículas e detritos. Ex: Perlon (lã de vidro)
Química: Inibe odores e coloração na água. Ex: Carvão ativado
Biológica: colônia de bactérias benéfica elimina elementos prejudiciais produzidos pela decomposição de resíduos, alimentos e outros elementos orgânicos. Ex: Cerâmica ou Bio Ball
Obs.: Um bom filtro externo, facilita o trabalho de filtragem, pois ele possui carvão ativado e perlon acrílico em forma de refil, que é muito fácil de trocar. Consulte a loja para saber o tipo de filtro ideal para seu aquário.
3º passo: Oxigenação
Uma bomba submersa em seu aquário, além de oxigenar a água, faz uma imitação do fluxo natural da água. É o tipo de oxigenação recomendado, já que existem bombas de diversas potências.
Você também pode, colocar um compressor de ar externo, pois com o auxílio de uma mangueirinha e pedra porosa, ele injeta oxigênio dentro do aquário, além de poder ligar nele, alguns enfeites que funcionam a ar.
Procure sempre saber na loja qual é o tipo de oxigenação mais adequado para seu aquário।
4º passo: Cascalho de Fundo
Há diversos tipos de cascalhos (pedrinhas), como o de rio, halimeda, cascalho de conchas, dolomita e etc.
5º passo: Decoração e Plantas
Rochas, ornamentos e plantas podem ser colocadas no seu aquário como decoração. Esses ornamentos que podem ser naturais ou artificiais têm os seguintes propósitos: desempenham uma função estética e decorativa e também servem como refúgio, já que esses enfeites podem servir para os peixinhos se esconderem, aliviando o estresse e ajudando os peixes a se manterem mais resistentes à doenças. Evite objetos pontiagudos ou afiados para prevenir ferimentos.
6º passo: Temperatura
Os peixes encontrados nas lojas do ramo, em geral, se mantêm bem em temperaturas em torno de 20ºC a 30ºC. Claro, há peixes de águas frias e outros de águas mais quentes. Consulte o biólogo da loja para saber a temperatura ideal para o seu peixinho.
É imprescindível a compra de um termômetro, para controlar a temperatura, assim como, um aquecedor para quando a temperatura da água cair muito. Na nossa região não é necessário nem termômetro nem aquecedor, devido a nossa temperatura já ser a ideal para peixes tropicais.
7º passo: Iluminação
É importante você colocar iluminação no seu aquário, pois seus peixes tem que diferenciar o dia da noite, assim os peixes vão ficar mais ativos e se alimentarão com a luz ligada e se recolherão para dormir com a luz apagada. Além é claro, da luz realçar as cores dos peixes.
Se você tiver planta natural em seu aquário, a luz tem que ser forte e chegar no fundo do aquário, senão as plantas morrerão, turvando a água.

Apresentação



A inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que são importantes num determinado ambiente ou comunidade cultural. Sabemos que o ser humano é influenciado pelo meio exterior e pelos meios interiores.
As qualidades, virtudes como também os vícios podem ser internos e externos, repercutindo nos gestos, atos e palavras dos indivíduos. Os indivíduos, dependendo de sua estrutura na infância e adolescência responderá na vida adulta a esses estímulos, muitas vezes inexistentes nas famílias, escolas, entidades sociais e etc.
Queremos com este projeto conscientizar e incentivar as crianças, adolescentes, jovens e adultos a preservarem o meio ambiente e o nosso meio de convívio, o qual a natureza grita por urgências pessoais e coletivas de toda a sociedade, não só a preservação da espécie humana como também de todo eco sistema.
Queremos conscientizar a todos que somos um todo, e que cada ser humano está conectado ligado um ao outro, é impossível ser feliz sozinho, e que todos os nossos atos bons e maus, trazem conseqüências para toda a vida no planeta. Colocar em todas as pessoas que os nossos atos são eternos: "O que fazemos aqui ecoa na eternidade"(Axel Crowile - Ator Gladiador).
Queremos ensinar as pessoas a preservarem e a amarem do elefante ao minúsculo inseto. E sentir que todos fazemos parte de um todo. Conscientizar que a morte, a dor, a violência, a guerra, o ódio, a mágoa, o ressentimento são as armas dos fracos, e que o forte é aquele que vem ao mundo para servir aos outros:
"A maior alegria em dar do que em receber".
A teoria sobre a inteligência pressupõe que:
Há mais de uma inteligência (capacidade) nos seres humanos; essas capacidades não podem ser medida, mas descobertas em cada indivíduo;
As inteligências(capacidades) podem ser estimuladas, alimentadas;
As inteligências se combinam de forma única em cada pessoa (cada um nasce com todas, variando em graus);
Não há como padronizar, as combinações são amplas, as habilidades não são isoladas;
Nem todas as pessoas têm os mesmos interesses e habilidades;
Nem todos aprendem da mesma maneira;
Ninguém pode aprender tudo o que há para ser aprendido.
As faces da inteligência e suas manifestações:
Lingüística 02) Lógico matemática 03)Espacial
Pictórica 05) Musical 06)Corporal cinestésica
Interpessoal 08) Intra-pessoal 09) Naturalista
O nosso projeto visa desenvolver nos indivíduos a inteligência NATURALISTA, tão esquecida nos estabelecimentos de ensinos particulares e públicos, pois o nosso sistema educacional e muita quantitativo e não qualitativo, se preocupam com o vestibular e matérias importantíssimas como Matemática, Química, Biologia, mas isto fica só na teoria, queremos preencher esta lacuna e levar as pessoas ao contato com a terra, o sol, a chuva e os fenômenos naturais e saber que aquilo que eles leram nos livros e laboratórios acontece a cada dia ao seu redor e que este equilíbrio depende dele também o qual é responsável pelo seu bom funcionamento.
A Inteligência Naturalista observa e descreve a natureza;
Respeita e interessa-se por outras formas de vida;
É sensível as mudanças do meio ambiente;
Possui curiosidade e desejo de explorar cientificamente as riquezas naturais;
Interesse no bem – estar ecológico;
Identifica e classifica plantas e animais.
Objetivos Específicos:
O objetivo do projeto e levar as pessoas a pensarem como agir, assumindo as diferenças e buscando trabalhar com elas, fazendo com que a inteligência principalmente a naturalista seja usada a favor da pessoa, e não contra;
Estimular a curiosidade em relação a natureza e o meio ambiente;
Levar as pessoas a descreverem fenômenos naturais;
Relacionar a natureza á vida, divulgando em informativo mensalmente notícias sobre preservação;
Realizar experiências e a ter um contato mais próximo com os animais silvestres e aquáticos;
Usar métodos investigativos;
Promover campanha de preservação;
Ter um ambiente com aquários, ambientes e lugares com animais para visitas de entidades com divulgação de folhetos com fichas de animais (Pedir licença ao IBAMA).
Divulgar mais o Hobby do aquarismo no Brasil e principalmente na nossa região.