segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013


PROJETO ÁGUA VIVA – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação ambiental é a conscientização da história dos nossos ancestrais, do lugar onde vivemos e da nossa participação sobre o frágil equilíbrio natural do Planeta que sustenta nossas vidas.
Consciências ambientalmente sadias despertam quando o organismo-cidadão sente-se parte atuante do meio em que vive. Reconhece que somos filhos autênticos da natureza, os únicos capazes de preservar ou extinguir paraísos como a Amazônia, Mata Atlântica, Pantanal, Ilhabela, Chapada do Araripe toda a biosfera... E que temos a imensa responsabilidade de escolher como nossos netos e bisnetos viverão.
O Projeto Água Viva é um projeto amplo de educação ambiental que está sendo reimplantado lentamente pois falta patrocinadores.
O Projeto quer criar estrutura para apresentar uma exposição dos diversos ambientes que compõem nossa região: desde aquários marinhos representando ambientes de fundo arenoso, rochoso, tanques de maré, aquário para medusas, aquário com plâncton, aquários de água doce e salobra, passando por terrários mistos para espécimes anfíbios, terrários secos, até um borboletário reproduzindo o ambiente da copa das florestas.
O Aquário terá um planetário e observatório astronômico que permitirão ao visitante localizar nossa Óikos no universo (óikos = casa Þ ecologia); laboratórios e exposições que tratam da vida, mostrando as estruturas sub-orgânicas que permitem a vida, chegando até à estrutura atômica e sub-atômica da matéria. As exposições estarão integradas em visitas monitoradas onde toda a discussão do equilíbrio ambiental, do microcosmo ao macrocosmo será claramente demonstrada pelos exemplos vivos e modelos interativos.
O projeto abrange um laboratório biológico onde fomentará a pesquisa básica, oferecendo sua infraestrutura a pesquisadores para o desenvolvimento de trabalhos científicos, através de convênios e intercâmbios com universidades e outros centros de pesquisas.
O Projeto Água Viva quer no futuro produzir vídeo-documentários sobre a biodiversidade da Mata Atlântica e dos organismos marinhos de nosso litoral e, construir micro-câmeras de vídeo, robotizadas, que serão instaladas no fundo do mar e na mata, permitindo aos visitantes e pesquisadores a observação ao vivo do comportamento e das inter-relações dos organismos na natureza, sem a interferência de nossa presença. Essas imagens também estarão acessíveis em nosso site na internet.(www.paguaviva.blogspot.com)
O Projeto quer instalar um sistema climatizado para preservar seu acervo de filmes, vídeos, slides, negativos e fotografias. É um grande banco de imagens contendo o registro de inúmeras espécies da fauna e flora, paisagens do arquipélago, ocupação humana e eventos culturais das comunidades tradicionais do Cariri, base para o futuro Museu da Imagem e do Som da Região do Cariri.
O Projeto Água Viva quer promover eventos ecológicos, produzir documentários, organizar cursos e principalmente, despertar muitas consciências ambientais e vocações idealistas latentes em seus visitantes.
Jose Aparecido de Oliveira
Coordenador de Projetos

Rua Padre Cicero, 1056 – Salesianos – Juazeiro do Norte – Ceará
CEP 63210-110, fone (88) 9969.6061
E.mail - projetoaguaviva@gmail.com 

Aquarismo pelo Mundo


Aquarismo pelo Mundo




Para quem aprecia grandes espécies marinhas, mas não é fã de aventuras como mergulho, os aquários são boas opções para chegar mais perto de criaturas raras. Entre animais em extinção nos mares até pequenos moluscos, grandes espaços aquáticos oferecem aos visitantes a oportunidade de ficar face a face com criaturas como tubarões, raias gigantes e até mesmo baleias-brancas.

Localizados em complexos aquáticos, recepções de hotéis de luxo e até shoppings centers, algumas das atrações marinhas oferecem inclusive restaurante para que os frequentadores saboreiem pratos exóticos e tenham a sensação de estarem no fundo do mar, além de poderem adquirir souvenires especiais. Conheça alguns dos maiores aquários do mundo e prepare-se para um mergulho. 

    
Localizado em Atlanta, o Georgia Aquarium é considerado por muitos como maior do mundo. Os números impressionam. Com 30 milhões de litros de água doce e salgada, hospeda cerca de 120 mil criaturas marinhas de 500 espécies diferentes. Entre peixes amazônicos como pirarucus, pacus, tambaquis peixes, há também focas, pinguins, moluscos, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, etc. O setor mais movimentado do espaço é o Ocean Voyager. Com 60 mil peixes vivendo em um tanque de quase 20 milhões de litros d´água, protegidos por mais de meio metro de acrílico, o aquário gigante conta com dois tubarões-baleia e duas baleias-brancas.



Em Dubai quando o assunto é aquário, há opções de grande porte, como o famoso Dubai Aquarium. Localizado no Dubai Mall, um dos maiores shoppings centers do mundo, em Burj Dubai nos Emirados Árabes Unidos, o espaço possui um painel de acrílico que possibilita aos visitantes uma visão privilegiada da vida marinha. Planejado para abrigar mais de 33 mil animais, o espaço reúne mais de 85 espécies, entre eles 400 tubarões, raias imensas e o local ostenta ainda o recorde de maior superfície de observação do mundo, com 32,8 metros de extensão de 8,3 de altura.





Em Medellín, na Colômbia, dentro do Parque Explora fica um dos maiores aquários da América Latina. Feito com um investimento de cerca de US$ 4,2 milhões, o espaço conta com 1.300 metros quadrados e mais de 400 espécies marinhas divididas em 14 aquários de água doce e 9 de água do mar. Elaborado como uma estrutura que leva os frequentadores a fazerem um passeio submarino, umas das maiores atrações é um tanque com cerca de 8 toneladas de água. Nele é possível encontrar A Selva Inundada, onde estão à mostra espécies em extinção como os corais, o pirarucu - que pode chegar a quatro metros e pesar 300 quilos - e o arawana - que salta até dois metros fora d´agua para caçar alimento.



O japonês Okinawa Churaumi Aquarium oferece atrações para visitante nenhum ficar parado. Com 77 tanques servindo de lar para 26 mil seres de 740 espécies diferentes, entre elas 3 tubarões-baleias, sendo o maior com cerca de 7 metros, os 7.500 metros cúbicos de água são considerados um dos principais pontos turísticos da cidade. Para entreter ainda mais os turistas, o aquário dá acesso a uma praia e um parque, exclusivos para visitantes. E caso bata uma fome, o local disponibiliza dois restaurantes com vista panorâmica, uma do mar e outro ao lado do painel gigante, do qual dá a impressão de estar dentro da água, junto com os animais.


Inaugurado em dezembro de 2003, em Berlin, na Alemanha, o AquaDom & Sea Life é considerado o maior cilindro de acrílico do mundo. Com 25 metros de altura e um elevador transparente em seu interior, está instalado no Radisson SAS Hotel em Berlin-Mitte. O local, além do aquário e do hotel, também inclui escritórios, restaurantes e um centro de vida marinha, o Sea Life Center. Com diâmetro de 11 metros e construído sobre uma base de concreto com altura de 9 metros, o tanque cilíndrico contém 900 mil litros de água do mar, 2.600 peixes de 56 diferentes espécies e custou 13 milhões de Euros.