domingo, 20 de novembro de 2011

Projeto Água Viva - Educação Ambiental

 APRESENTAÇÃO PROJETO ÁGUA VIVA


Olá, pessoal. O titulo do projeto pode parecer assim, meio estranho em um primeiro momento, mas eu explico.
É notório o elevado custo de manutenção de um aquário, ainda mais quando se dispõe de poucos recursos para a própria sobrevivência como é o caso da nossa Região do Cariri..É também conhecida a influencia que animais tem na melhoria da vida de pessoas, principalmente pessoas doentes e também na direção sobre a educação ambiental. Pensando nisso, surgiu-nos uma primeira idéia de projeto, mas que não poderíamos bancar o mesmo sem ajuda financeira.
Um ambiente com aquários, lagos, aviários, terrários etc. aberto ao público, principalmente a entidade ou pessoas, interessadas na Educação Ambiental em buscar subsídios e meios de fazer acontecer a tão sonhada vida equilibrada: HOMEM X NATUREZA.
Pesquisando, conversando com algumas pessoas, resolvemos fazer está apresentação do PROJETO ÁGUA VIVA, como tem acontecido outros projetos de exposições e educação ambiental, em várias cidades do Brasil e do mundo.
Pensando na manutenção e crescimento do mesmo, surgiu-nos a idéia de obter ajuda, apoio financeiro com a campanha: ADOTE UM AQUÁRIO! A qual baseia-se em conseguir pessoas e empresas na região e no Brasil, para juntos, arrecadar fundos para a execução do projeto.
Talvez tenha sido pouco explícito, ou pouco esclarecedor, mas segue anexo detalhes de como participar deste Projeto tão rico, que trará muitos frutos para a Região do Cariri e regiões circunvizinhas melhorando a conscientização e educação ambiental.
Abraços a todos.
Conto com a participação de vocês.

Associação Amigos Solidários de Barbalha
José Aparecido de Oliveira – Teólogo
Educador Ambiental - Aquariofilista

Fones:  (88)8852.7502/9969.6061

Educação ambiental

Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas[1].
No Brasil, a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Desde muito cedo na história humana para sobreviver em sociedade, todos os indivíduos precisavam conhecer seu ambiente. O início da civilização coincidiu com o uso do fogo e outros instrumentos para modificar o ambiente, devido aos avanços tecnológicos, esquecemos que nossa dependência da natureza continua.
"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."


Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999
"Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política."
Os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - sugerem que o tema meio ambiente seja de cunho transversal,
Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as consequências vão atingir a todos, sem distinção.
Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
Aquele que prática a educação ambiental no âmbito de ensino, é conhecido como Educador ambiental e não necessariamente trata-se de um professor. Qualquer indivíduo da sociedade pode-se tornar um educador ambiental desde que tenha seu trabalhado voltado aos temas ligados.
CULTURA AMBIENTAL: FERRAMENTAS PARA APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



A educação ambiental pode ser entendida como toda ação
educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio

ambiente e aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Dessa forma, sua aplicação não se restringe ao universo escolar, mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas questões e suas aplicações no dia a dia.
Uma das alternativas para a inclusão da temática ambiental no meio escolar é "a aprendizagem em forma de projetos". Segundo Capra (2003), essa é uma proposta alinhada com o novo entendimento do processo de aprendizagem que sugere a necessidade de estratégias de ensino mais adequadas e torna evidente a importância de um currículo integrado que valorize o conhecimento contextual, no qual as várias disciplinas sejam vistas como recursos a serviço de um objeto central. Esse objeto central também pode ser entendido como um tema transversal que permeia as outras disciplinas já constituídas e consegue trazer para a realidade escolar o estudo de problemas do dia a dia.
















Além disso, as atividades de educação ambiental precisam extrapolar o âmbito escolar e promover o aprendizado e, até, a transformação de todos nós. Segundo Nalini (2003), proteger a natureza precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e aprender a conhecê-la e respeitá-la pode levar uma vida inteira. Não há limite cronológico, em termos de educação ambiental, para que todos estejam em processo de aprendizado constante. Entretanto, como a maioria dos temas transversais, educação ambiental é um muito abrangente e a maioria dos projetos que se propõem a trabalhar o assunto procuram concentrar-se em focos mais específicos dentro deste grande assunto.
Neste contexto, a Associação dos Amigos Solidários de Barbalha, empresa não governamental, desenvolveu o Projeto Água Viva voltado principalmente para a Educação Ambiental com o objetivo de fornecer ferramentas para todos os interessados na aplicação da mesma.

PROPOSTA DE TRABALHO E MATERIAL
1) Exposição de Aquários e Viveiros:

O projeto Água Viva Educação Ambiental, inicia-se com a estruturação de um ambiente com Exposição de Aquários com animais vivos para interagir com os visitantes. Uma exposição de diferentes espécies de peixes que habitam os mares e rios brasileiros e peixes ornamentais e reproduzidos em cativeiros.
O evento tem como objetivo despertar a consciência ambiental e a importância vital do processo de despoluição das águas dos rios e córregos da região. A Associação Amigos Solidários de Barbalha tem catalogado mais de 80 espécies de peixes entre nativas e exóticas.
Outro tema o qual será também abordado neste projeto é o processo de revitalização dos rios que passam a ter classificação que indica água adequada para o abastecimento humano.

Após o tratamento convencional, a água serve para irrigação de alimentos, para recreação e para pesca com proteção das comunidades aquáticas. Este é um dos objetivos deste projeto.
Dentre a exposição de peixes nativos e exóticos, teremos também a PIRANHA, peixe carnívoro, muito conhecido de todos.
As piranhas são um grupo de peixes carnívoros de água doce que habitam alguns rios da América do Sul. Eles pertencem a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae (que também inclui peixes como pacus e dourados).
O nome piranha vem de uma idioma híbrido formados das línguas Tupi-guarani; pode ter sido originado da composição das palavras 'pirá', significando 'peixe', e 'sanha' ou 'ranha', significando 'dente'. Alternativamente, ele pode ser sido originado do Tupi 'pirá' ('peixe') e 'ánha' ('corte').

Com uma exposição de aquários com peixes ornamentais e outros animais, além de conhecer de perto raridades do meio ambiente, os visitantes poderão tirar dúvidas sobre a criação doméstica de animais aquáticos com os orientadores da exposição.
O Projeto Água Viva, quer apresentar mais de 200 espécies dos mais variados animais peixes, répteis, roedores, etc.


O Acará Bandeira, o Platy, o Neon e os Japoneses, peixes ornamentais mais tradicionais, estarão presentes na exposição.
A exposição, também, quer chamar a atenção do público para os considerados mais excêntricos. O Peixe-Palhaço, a Raia, a Tartaruga Marinha, a Moréia, o Camarão e os Ciclídeos Africanos estão entre outros.

2) Material para a Exposição:


O Projeto trabalha com três frentes para facilitar o entendimento sobre a temática ambiental, sobre o trabalho com temas transversais e também com sugestões para serem aplicados no âmbito escolar, residencial, empresarial etc.
O seu objetivo principal é ser fonte de referência para o desenvolvimento do tema ambiental como um tema transversal, fornecendo subsídios para o professor tanto sobre os termos técnicos e a situação relacionada ao lixo urbano, materiais recicláveis quanto sobre uso da água, etc.
A publicação dos folhetos sobre educação ambiental, por sua vez, busca trazer apenas a problemática das várias formas de se relacionar com a natureza, com materiais recicláveis e a sua interação com o meio ambiente em uma linguagem simples e com apresentação fácil de serem compreendidos pelo público.

O uso de vídeos, ferramenta rica de informações e com muito a ser explorado, contextualiza e dá uma visão de vida sustentável e saudável. Serão apresentadas alternativas para o cuidado com o lixo como a aplicação da coleta seletiva e os processos de reciclagem para cada um dos diferentes tipos de materiais. Cuidado com as queimadas, poluições etc.

Outra meta do projeto é a concepção do material em forma de um kit educativo e com todas as ferramentas necessárias para a sua aplicação em sala de aula, grupos de jovens, crianças e adultos. Após uma prévia preparação de pessoas especializadas em educação, haverá uma grande distribuição dos kits para diversas escolas de ensino infantil, fundamental e médio, principalmente da rede pública e para todas as entidades sem exceção.
Uma nova fase do projeto é que todo o conteúdo será adaptado para a internet de modo a preservar todos os conceitos do projeto, mas ganhando todos os benefícios de escala, abrangência e interatividade que a internet pode proporcionar. O endereço do site: www.paguaviva.blogspot.com  e de uma rádio online basta colar o endereço abaixo no Windows média player:  http://192.168.38.30:8080/RádioÁguaViva

3) Patrocinadores & Colaboradores

            Inicialmente a Associação Amigos Solidários de Barbalha, quer buscar entre empresas, entidades, profissionais e pessoas de boa vontade a colaboração financeira, material ou de serviços como voluntários e colaboradores do Projeto Água Viva, doando aquela quantia, objetos ou serviços úteis a execução do mesmo.
            Queremos também lançar a campanha “ADOTE UM AQUÁRIO”! Campanha esta onde a empresa patrocinadora receberá uma contra partida da divulgação da mesma em todo o material do Projeto sites, panfletos, aulas, vídeos, rádio, cartazes, local de execução do projeto na entrada e em todos os kits distribuídos para os visitantes, entidades, escolas etc.
            Para isto, lançamos vários tipos de patrocínios, planos de colaboração e de adoção para que cada empresa possa colaborar da melhor forma. Temos também ainda o tipo de colaboração de acordo com a empresa, estamos abertos a negociação só não queremos que sua empresa fique de fora.
            A Associação Amigos Solidários de Barbalha, tem como valores principais os seus clientes, parceiros e seus colaboradores que dão vida ao negócio e são o motivo do sucesso do Projeto. Acreditamos que muito além de um negócio nós construímos amizades e parceiros duradouros com relacionamento na base de transparência e honestidade

3.1) Divulgação de Clientes

No Projeto Água Viva a divulgação não acontece somente no local de funcionamento do Projeto através das placas de 80cm x 60cm com a propaganda da empresa, mas também através da publicação nos sites da A.A. Solidários.
Nesta seção as pessoas poderão visualizar as empresas que fazem a diferença em Educação Ambiental.
Além disso acontecem publicações mensais em jornais falando do projeto e da adesão dos participantes.
O Projeto Água Viva faz de tudo para a sua empresa brilhar, por isso não fique de fora desta grande oportunidade de divulgar sua empresa e ao mesmo tempo realizar uma benfeitoria para a humanidade.

Obs: Cada aquário, lago, terrário, viveiro levará o nome dos patrocinadores com a logomarca do mesmo, em todo o ambiente. Exemplo abaixo.




3.2) Perguntas & Respostas aos Clientes e Patrocinadores

1) Como posso acompanhar o meu investimento?      
A Associação Amigos Solidários de Barbalha enviará por meio eletrônico (e-mail) a cada 15 dias fotos digitais das áreas de exposição (o local e o material distribuído) e preservação representadas por aquários, aviários ou terrários, dessa forma a empresa poderá acompanhar o seu investimento e ter a certeza que o serviço esta de acordo com o esperado. A empresa poderá informar até 10 e-mails diferentes para envio. Também enviaremos periódicos mensais informando sobre o local e as visitas mensais e o valor apurados com visitadas de escolas, entidades e outros.

2) O que é o Plano de Manutenção Mensal?
O Plano de Manutenção Mensal é a forma mais comum de contrato, pois engloba os serviços de manutenção, limpeza, conservação quantas vezes forem necessárias no mês, para isso a Associação conta com colaboradores e profissionais altamente qualificados e treinados na prestação desses serviços. A duração mínima deste tipo de contrato é de um ano.

3) O que é o Projeto Especial? 
O Projeto Especial é uma forma de melhorar o ambiente do Projeto, ou dar um destaque especial a área patrocinada pela vossa empresa, como luzes, painéis, foldesrs etc. a fim de causar um impacto visual e positivo na sociedade.

4) Qual o tipo de cobertura mais adequado a minha empresa? 
Existem tipos diferenciados de cobertura que são disponibilizadas as empresas quando elas desejam participar da adoção. A área do projeto é divida em 6 áreas , onde temos a distribuição dos viveiros com animais (anfíbios, répteis, peixes, aves, roedores etc.) Desta forma temos três tipos de cobertura possíveis para oferecer:
Cobertura Total: Neste tipo de cobertura são escolhidas áreas de preservação nas 6 áreas do Projeto, cobrindo assim toda região do mesmo. Esse é um tipo de cobertura que serve para a fortificação da marca da empresa, pois da grande visibilidade a mesma.
Cobertura Parcial: Neste tipo de cobertura são escolhidas áreas de preservação nas 3 áreas principais do projeto, cobrindo assim, a parte do parque com a maior densidade de visitas. Esse é um tipo de cobertura que serve para a fortificação da marca da empresa na área bem frequentada.
Cobertura Por Zona: Neste tipo de cobertura são escolhidas áreas de preservação em uma zona do parque, cobrindo assim a região onde está localizada as espécies escolhidas pela a empresa. Esse é um tipo de cobertura que serve para a divulgação da empresa ou seja uma área exclusiva.
Nome da empresa














04) Considerações finais
O projeto Água Viva Educação Ambiental foi desenvolvido primeiramento com palestras em escolas, entidades, empresas e exposição de alguns viveiros com animais em repartições deste a Campanha da Fraternidade sobre a Amazônia, mas a Associação Amigos Solidários de Barbalha foi fundada no ano de 2000.
Com o intuito de ser uma forma de levar conhecimento e mostrar ferramentas para trabalhar a educação ambiental em sala de aula. O conceito do projeto não procura mostrar um caminho fechado, que deve ser aplicado sem modificações ou adaptações; mas, sim, possibilidades de estudo, sugestões de projetos e formas diferentes de aplicação dos conceitos envolvidos na temática ambiental, quando abordada de forma transversal. Após 05 anos de Projeto Água Viva, é possível afirmar que o material está muito disseminado e foi avaliado como sendo de alta qualidade. Na maioria dos casos, o material tem sido utilizado em sala de aula, mas a sua aplicação é potencializada quando alinhada a uma oficina de capacitação como as que começaram a ser inseridas no projeto a partir de sua inicialização no local fixo e físico para execução do mesmo.

Agora com esta nova fase, a de montar um local para visitação, o Projeto Água Viva buscará implementar uma cultura de educação ambiental na Região do Cariri, no Ceará e Estados circunvizinhos.  Esperamos a ampliação do número de pessoas interessadas a partir da abertura ao Público do Projeto, que com certeza em cada visita será divulgado mais e mais atingindo milhares e milhares de pessoas podendo crescer e crescer a cada dia.
Pedimos que nos ajude a promover a cultura ambiental junto aos habitantes de nossa região tão rica em recursos naturais.

Sem mais contamos com a vossa valiosa colaboração.

José Aparecido de Oliveira
Presidente da A.A.Solidários de Barbalha
Fotos de exposição do Projeto Água Viva – escolas, palestras, campanhas etc.












Contatos:  (88)8852.7502/ 9969.6061/9414.8855






Referências Bibliográficas
CAPRA, F. Alfabetização Ecológica: O Desafio para a Educação do Século 21. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
NALINI, R. Justiça: Aliada Eficaz da Natureza. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.


Visitar links sobre exposições de aquários:

Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) Esplanada dos Ministérios, bloco B, 7º andar, 70068-900 Brasília -DF Meio Ambiente cfnma@mma.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.